Rezar o Terço

Por que rezar?

Quando não entendo a importância ou o valor de um objeto, ou de uma prática, não vou saber valoriza-los. Se sou pescador e acho que um peixe pequeno, como um camarão, não vale nada, eu o jogarei fora.

Se entendesse por que a oração é importante, reservaria um tempo todos os dias para ficar com o Senhor.

Examinemos os 5 passos ou ingredientes iniciais da oração. Eles nos iluminam a respeito do papel e da finalidade da oração em nossa vida. Saber o que devemos fazer e o ‘’por quê’’, isso ajuda a alcançar nosso objetivo.

1) Louvor

‘’Como é bom cantar salmos de louvor ao nosso Deus Altíssimo, anunciar pela manhã vossa bondade’’ (Sl 92).

Primeira qualidade da oração é que com ela se louva o Senhor. Louvar é reconhecer que Deus é bom, é maravilhoso. Diante dele, eu fico cheio de admiração pela sua bondade e pelo seu amor. Nosso Senhor é grande e onipotente, e sua inteligência é incalculável.

‘’ Iahweh e rei, vestido de majestade; Iahweh está vestido, envolto em poder’’ ( Sl 93).

Não peço nada no louvor. Não penso nos resultados que gostaria de obter. Meu louvor está fundamentado numa aceitação total e alegre do que está me acontecendo, como sendo parte da terna e perfeita vontade de Deus para mim.

Não desejo outra coisa a não ser refletir nas qualidades que fazem Deus ser tão fantástico. Meu coração quer gritar e anunciar que um Deus amoroso existe e me criou. ‘’Eu cantarei a tua por que rezargrandeza.’’

O louvor não é um negócio que faço com Deus. A ideia não é dizer para Deus que o louvarei se ele me abençoar e me conceder um favor. Louvar a Deus é alegrar-se nele.

Louvar é como ficar diante de uma cena da natureza e sentir a grandeza de um oceano, a beleza de uma montanha, o carinha de um bom amigo. Passo um tempinho admirando suas qualidades. ‘’ Eu te exalto, ó rei meu Deus, e bendigo teu nome para sempre eternamente’’ (Sl 145).

2) Agradecer

Depois de admirar as qualidades de Deus, passo a agradecer=lhe por tudo aquilo que ele me tem feito. ‘’Paralelamente à oração de louvor, brota espontaneamente a oração de ação de graças’’ ( José Flores). Quem tem um coração sensível sente a necessidade de dizer obrigado, de retribuir à pessoa que o ajudou ou trouxe um presente. Não dizer nada seria uma falta muito grande contra a educação.

Deus me criou, me deu vida, me equipou com dons e talentos. É a coisa mais natural do mundo querer expressar a minha gratidão por tudo isso. O meu coração não ficará quieto até conseguir fazer isso. Agradecer é reconhecer quanto dependo de Deus. Dizer ‘’muito obrigado’’ ao Senhor é um ato carregado de fé e piedade. ‘’Eu vos agradeço, Senhor, meu Deus, de todo o meu coração, porque grande é vossa misericórdia sobre mim’’ (Sl 85,12-13). Até em termos de peado temos algo a agradecer, pois Deus falou: ‘’Perdoarei a sua maldade e não me lembrarei mais do seu pecado’’ (Jr 31<34).

O próprio Jesus reclamou depois de curar os dez leprosos. Só um voltou para agradecer. O coração humano de Cristo sentiu a falta dos outros nove. Quando foi a ultima vez que eu agradeci a Deus por um favor recebido ? ‘’Por isso eu te dou graças e te louvo e bendirei o nome do Senhor’’ (Eclo 51,12).

3) Escutar a Deus

Depois que reconheço a bondade de Deus, a sua generosidade, passo a escutar e pedir uma orientação sobre o uso deste dom. Como e de que maneira Deus gostaria que eu empregasse este dom?

Se eu não faço um esforço para ouvir o que ele quer me dizer, como é que  posso fazer progresso numa amizade que me leve a aprofundar meu relacionamento com ele? ‘’Deus, tu me sondas e me conheces: conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento’’ (Sl 139).

Pela oração descubro que Deus tem um plano a meu respeito. Pelo dom do discernimento procuro entender o que Deus espera de mim. A minha oração contém um pedido para receber mais orientação. Uma luz. Quero saber oque é que devo fazer.

Muita gente vive uma vida inteira sem  perguntar uma só vez o que Deus está esperando dela. Uma oração certa e correta inclui nosso desejo de conhecer e seguir a vontade do Pai. Fazer o que eu bem entendo, quando eu quero, como eu quero, não é o resultado de uma de vida de oração verdadeira.

4) Pedir perdão

Quem não tem abusado dos dons que Deus lhe ofereceu? Quem não pecou contra o plano de Deus por não ter vivido bem sua vocação? Deus mesmo falou: ‘’Não tenho prazer na morte do ímpio, mas antes na sua conversão, em que ele se converta do seu caminho e viva’’ (Ez 33,11).

A oração serve como fonte e momento de reconciliação. Une o coração humano com o amor e o perdão de Deus. ‘’Tem piedade de mim, ó Deus,  lava-me por inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado’’ (Sl 51).

‘’Entretanto, todas as maravilhas e todos os prodígios do poder divino não foram realizados  principalmente para suscitar nossa admiração, mas para nos transformar e nos santificar’’ (José Flores).

O pecado é o grande obstáculo para o crescimento. Atrasa o desenvolvimento do homem.

Não permite a realização do potencial do ser humano e do filho de Deus. Pecar é tornar-se incompleto e frustrado. São Paulo diz que a vontade de Deus é que ‘’diante dele vos apresenteis santos, imaculados e irrepreensíveis’’ (Cl 1,22).

O conteúdo de qualquer tipo de oração consistirá em apagar e tirar o pecado de nossa vida. Não pedir perdão é um ato de soberba ou orgulho.

Uma das orações mais comoventes  da história da humanidade é o salmo 51 do rei Davi, o pecador, reconhecendo seu estado E quem ainda não leu a parábola do Filho Pródigo?

Rezar pelo dom do perdão é um ato nobre da criatura fracassada. Porque a mulher samaritana pediu uma ajuda de Jesus, conseguiu sua conversão e descobriu o Messias. ‘’Dá-me, Senhor, beber desta água (viva)’’ (Jo 4,15).Chamar-se de pecador é dizer que precisamos de Deus.

‘’O grande médico veio até nós, apagou todos os nossos pecados. Se quisermos recair na doença, não só nos prejudicaremos, mas seremos ingratos para com o médico’’ (Sto. Agostinho).

 5) Pôr em prática

Uma vez que descubro o que Deus quer de mim, preciso de coragem para pô-lo em prática. A oração existe para eu alcançar a graça de ser fiel à minha vocação, para eu agir em nome de Jesus. Quem reza, mas não age, não entendeu a finalidade da oração.

A oração leva o ser humano para a ação. São incríveis as obras que os santos deixaram. Apesar de passarem horas e mais horas em oração, sobrou-lhes tempo para realizar trabalhos que inspiram admiração e respeito.

Eis o segredo da oração verdadeira: transforma o cristão em amigo de Jesus que trabalha pela construção do Reino do Céu. Quem tem uma vida de oração é conduzido e motivado a anunciar Jesus e sua mensagem. Não fica parado, nem omisso. Oração não é um substituto de nossa própria atuação. Deus não quer agir nem ficar em nosso lugar. Seria uma violação de nossa dignidade. Não rezo para Deus solucionar os meus problemas. Rezo para que Deus me ajuda a fazer o que devo.

Orar não é querer que Deus faça minhas tarefas, que Deus faça o que cabe a mim. A oração é reconhecimento das minhas limitações. A primeira qualidade de quem reza bem é ser apóstolo zeloso. Um preguiçoso ou acomodado nunca vai rezar bem.

O Concílio Vaticano II falou sobre a importância da ação humana quando escreveu: ‘’Embora distinguindo com cuidado o progresso terreno e o aumento do reino de Cristo, na medida que a sociedade humana for mais bem ordenada, influirá bastante no reino de Deus’’ (GS 39).

Não vou me salvar sozinho. Rezo para alcançar a graça da perseverança. ‘’Felizes de nós, se o que ouvimos e cantamos pusermos em prática’’ (Sto. Agostinho).

Analise e estude a sua maneira de rezar, olhando para o conteúdo da sua oração. Já está incluindo estes 5 ingredientes na sua oração? Sem eles, sua oração não somente será mais pobre, mas corre o risco de ser incompleta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo