Cada ser humano é diferente. Não existe outro igual a mim. Sou único. Deus me criou deste jeito e trata comigo conforme a minha personalidade e meu temperamento.
Rezar é uma das atividades mais profundas do ser humano. Toca nas raízes do nosso ser. Ninguém pode rezar do mesmo modo que outro. Há algo próprio e único na minha oração. Cada pessoa, orientada pela experiência de grandes mestres do passado, descobrirá seu caminho, sua maneira de louvar e agradecer a Deus.
A seguir estudaremos grandes linhas ou escolas de oração, conforme a personalidade e o tipo da pessoa. O importante é reconhecer minha maneira de rezar, a forma mais condizente com a minha personalidade.
Não existem duas pessoas iguais, com histórias e passados iguais. Sendo assim, cada uma deve criar um estilo de oração que acompanhe sua personalidade. Deus me aceito do jeito que sou. Não é necessário fazer violência a mim mesmo para manter contato com ele.
Dividamos toda a humanidade segundos os traços e características que a exemplificam.
1) Certas pessoas são extrovertidas (estão mais a vontade no mundo exterior), enquanto outras são introvertidas (mais à vontade no mundo interior).
2) Podem ser mais pensantes, ou mais emocionais. Gostam de resolver as coisas logo, ou precisam de mais tempo para refletir e decidir.
3) Algumas recebem suas informações pelos cinco sentidos, enquanto em outras é a intuição que funciona, trabalhando em cima dos dados que já possuem.
Conforme o tipo de pessoa que você é, deve rezar de um jeito diferente. Não dá para todo o mundo rezar no mesmo modo. Quero agradecer o trabalho de Michael e Norrisey- Prayer and Temperament (Oração e Temperamento) – que oferece muitas luzes que ajudam uma pessoa a rezar da maneira mais apropriada à sua personalidade.
Assim, durante séculos, pessoas com criatividade e guiadas pelo Espírito desenvolveram ‘’escolas’’ de espiritualidade que oferecem pistas gerais para rezar segundo nosso tipo. Vejamos algumas destas escolas:
- Método Beneditino
- Método Inaciano
- Método Agostiniano
- Método Franciscano
- Método Tomista
Referência Bibliográfica
Kirchner, Luís. Rezar faz feliz. Editora Santuário. 1994