(Atos Breves Antes da Comunhão Eucarística – Fora da Missa)
Ato de Fé: Senhor meu, Jesus Cristo, eu creio firmemente que estais real e verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento, com vosso Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Ato de Adoração: Senhor, eu vos adoro neste augusto Sacramento e vos reconheço por meu Criador, Redentor e soberano Senhor, meu único e sumo Bem.
Ato de Esperança: Senhor, espero que, dando-vos a mim neste divino Sacramento, usareis comigo de misericórdia e me concedereis todas as graças necessárias para a minha eterna salvação.
Ato de Humildade: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo.
Ato de Amor: Senhor, vós sois infinitamente amável; sois meu Pai, meu Redentor e meu Deus. E, por isso, eu vos amo com todo o meu coração, sobre todas as coisas; e, por amor a vós, amo ao meu próximo como a mim mesmo e, de boa vontade, perdoo aos que me têm ofendido.
Ato de Contrição: Senhor, eu detesto todos os meus pecados, porque eles me tornam indigno de vos receber em meu coração; e proponho, com o auxílio de vossa divina graça, nunca mais os cometer, evitar as ocasiões de pecar e fazer penitência.
Ato de Desejo: Senhor, ardentemente desejo que visiteis a minha alma e nela permaneçais para sempre, a fim de que eu não me separe nunca de vós, mas fique sempre comigo a vossa divina graça. Jesus, meu Deus e Salvador, quão grande é o vosso amor! Não bastaram tantos sofrimentos e a própria morte por amor de mim? Quereis ainda nutrir-me com a vossa sagrada carne e precioso sangue? Oh! Que prova de amor, meu Jesus! Desde já, eu vos consagro todo o meu amor e desejo, ardentemente, unir-me a vós pela santa comunhão! Vinde, Jesus! E como outrora entrastes nas casas dos pobres, dos desamparados e enfermos, assim vinde hoje à minha alma, para confirmá-la na vossa graça e no vosso amor. Vinde, pois, divino esposo das almas! Sede a minha consolação, meu tesouro, minha felicidade, meu amor, minha vida, meu tudo! Vinde, não demoreis, ó Jesus! Médico celestial das almas, tende piedade de mim! Eu preciso do vosso auxílio! Vinde e curai a minha alma, ó Jesus! Vinde, Cordeiro Imaculado de Deus! Vinde e perdoai os meus pecados, ó Jesus! Vinde, meu Deus e Salvador! Vinde, ajudai-me e salvai-me. Amém.
Comunhão Eucarística