Apesar de São José nunca ter proferido uma única palavra nas Escrituras, sua silenciosa demonstração de fidelidade, obediência e zelo pela Sagrada Família durante os anos em que Jesus se formava tornou-o um dos santos mais venerados no Cristianismo. A devoção a ele como pai adotivo de Jesus parece ter tido início por volta do 3º ou 4º século. Entretanto, segundo o livro de orações Pietá, existe uma prece a São José que remonta ao ano 50.
“Esta oração foi encontrada no 50.º ano de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em 1505, foi enviada do papa para o imperador Carlos, quando ele estava indo para a batalha de Lepanto. Aquele que ler esta oração, ouvi-la ou guardá-la consigo nunca morrerá de morte súbita ou se afogará, nem será atingido por veneno ou cairá nas mãos do inimigo, nem será queimado em qualquer fogo ou rendido na batalha.
Reze esta oração durante nove manhãs por qualquer intenção. Ela é conhecida por nunca ter falhado.”
Oração a São José
Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos.
Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.
Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro.
São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.
Muitos devotos atribuem a eficácia dessa oração a relatos e testemunhos pessoais de graças alcançadas após sua invocação. Ela se tornou parte integrante da devoção a São José, sendo transmitida de geração em geração, evidenciando a fé e a confiança na intercessão desse santo. Essa reputação de infalibilidade da oração a São José tem sido perpetuada através do tempo, mesmo que sua origem específica e detalhes históricos precisos não estejam completamente documentados.